Creche
Descrição:
A Creche é um espaço para crianças dos 4 aos 36 meses, onde se aprende brincando, explorando, questionando…, e onde os princípios da ação pedagógica não se baseiam em ministrar conhecimentos, mas sim proporcionar situações diversificadas em que a criança aprenda ou se enriqueça de um modo natural e que daí lhe venha o gosto e a curiosidade par saber mais, por partilhar as suas experiências, e partir para outras situações.
A criança quando brinca aprende a exprimir sentimentos, a resolver os conflitos e a formar a sua personalidade. Cada objeto, com a sua textura, cores, formas e tamanhos diversificados dá à criança uma valiosíssima informação. Para além de a divertir, o brincar estimula o seu crescimento, levando-a a descobrir o que a rodeia e a relacionar-se com os outros.
A equipa da Creche encontra e apresenta atividades diversificadas e simples que despertem na criança o interesse em aprender mais sobre o que a rodeia e encontrar respostas para as suas inúmeras perguntas e incertezas.
Objetivos:
- Identificar as necessidades, as capacidades e os interesses da criança;
- Fomentar o desenvolvimento global da criança, proporcionando instalações, materiais adequados e pessoal qualificado;
- Estimular o desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo, social e da linguagem;
- Proporcionar a aquisição de hábitos de higiene, de alimentação, de sono e de relacionamento com o outro;
- Encorajar a prática de atividades lúdicas e didáticas;
- Incentivar a criança à experimentação, às vivências de situações que lhes permitam alcançar os objetivos definidos em cada situação;
- Valorizar os livros e a música – o mundo das imagens e sons é o mundo da linguagem;
- Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;
- Colaborar estreitamente com a família de modo a haver uma partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo da criança;
- Promover o desenvolvimento da educação para a cidadania;
- Promover e incentivar a relação instituição/família.
Serviços:
- Alimentação (almoço e lanche, bem como um reforço a meio da manhã e ao final do dia) de acordo com as especificidades de cada criança;
- Higiene Pessoal;
- Descanso após o almoço, num ambiente calmo e confortável;
- Atividades individuais, onde a equipa aperceber-se-á mais facilmente das dificuldades e necessidades de cada criança;
- Atividades em pequeno grupo de modo a promover o trabalho de equipa e a entreajuda.
- Atividades em grande grupo orientadas pela equipa para desenvolver a partilha de experiências e conhecimentos, promovendo a ajuda mútua entre pares.
- Expressão e educação musical;
- Educação pelo Movimento;
- Clube Sensorial;
- Área exterior para atividades ao ar livre com equipamento lúdico;
- Comemoração de dias festivos;
- Experiências artísticas (diversas formas de pintar, com cores);
- Desenvolvimento social e emocional.